Entre as várias maneiras de se aplicar o Business Intelligence na Indústria Farmacêutica, a Inteligência de Mercado é a que merece maior destaque. Este é o recurso que dá às companhias mais poder de decisão, pois mostra quando e por que os medicamentos têm maior saída.
Série BI | Marketing e Inteligência de Mercado:
Alguns medicamentos perdem a penetração no mercado devido ao fato de que concorrentes mais novos chegam aos médicos e passam a ser prescritos no lugar de medicações defasadas.
Outros porquês envolvem as ações da Indústria Farmacêutica não são o suficiente para torná-los conhecidos entre os tomadores de decisão (Médicos e Farmacêuticos, por exemplo).
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Para que a empresa consiga contornar isso, apostar em Sistemas Orientados por Dados com o objetivo de entender qual abordagem poderia fazer com que os medicamentos chegassem ao consumidor final, trará melhores resultados.
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Falta comunicação com os médicos? Eles estão informados dos benefícios do produto que a marca entrega? Em quais regiões o medicamento tem pouca saída e por quê?
Uma solução de BI entregará as respostas para essas perguntas. Indicará como as necessidades do público podem ser exploradas pela Indústria Farmacêutica e o que as organizações devem fazer para obter melhores retornos — por meio de campanhas em ponto de venda, de anúncios ou do envio de representantes para promover os produtos nas farmácias.
Uma boa solução de BI para a Indústria Farmacêutica é aquela que:
- Entende bem o mercado em que está inserida;
- Conhece as principais auditorias disponíveis no mercado (MDTR, DDD, PMB, outras);
- Possui tecnologia de ponta para acessar e compilar os dados disponíveis para as empresas;
- Sabe como automatizar e otimizar essas tarefas para que elas tragam resultados.
Cada projeto será diferente do outro e customizado em relação aos objetivos e desafios da empresa que o contratou. O importante é que, além de aumentar a disponibilidade de informações, os sistemas funcionem para oferecer previsibilidade e orientar a tomada de decisões.
Quanto mais experiência tem o fornecedor da solução, melhor ele pode atender à Indústria Farmacêutica. Com a expertise adquirida em projetos anteriores, é possível encurtar o ciclo de desenvolvimento e colocar uma solução em funcionamento em um período menor que o previsto.
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